redes-e-niveis-de-abstracao_com-strata_____
Serviços e aplicações no contexto da computação ubíqua.

A imagem acima é uma extrapolação a partir do diagrama clássico publicado por Paul Baran em 1964. Em seu artigo, Baran compara redes centralizadas (esquerda), descentralizadas e distribuídas. No entanto, seria necessário que se falasse de redes compostas como grafos saturados (direita), que é o modelo cognitivo que se opera nas redes de comunicação contemporâneas. Artigo original de Baran, no site da RAND.

As redes centralizadas são aquelas operadas por sistemas de broadcast (jornais, rádio, televisão, etc). Redes descentralizadas seriam as mais comuns, na prática, o hardware que dá suporte à Internet e à Web é organizado em uma rede descentralizada (se considerado localmente). As redes distribuídas começam a ser operadas nas redes Mesh (ou ad hoc) da computação ubíqua – apesar de já ser tomada (até certo ponto, erroneamente) como o paradigma em ação na Web.

Mas seria necessário comparar essas três à sensação concreta de utilização de sistemas em rede (web ou internet), que é a de comunicação de ponto a ponto, como em um grafo saturado, em que todos os participantes d euma rede estariam conectados com todos os outros. Apesar dessa última ser uma impossibilidade, em termos de hardware, ela expressa a sensação de quem utiliza sistemas dessa natureza.

Parte do esforço da Ecologia de Interação é a de conceber sistemas e Camadas Ambientais Interativas que contemplem tal articulação em níveis de abstração distintos.

Ecologias de Interação

Leave a Reply