No dia 20 de dezembro de 2008, sábado, às 20:00hs,  apresentaremos o projeto Pocket Car, em desenvolvimento. Este é um projeto colaborativo, a primeira edição da iniciativa Outra Urbanidade. A apresentação será no Teatro do Centro da Terra.

Aguardo todos os interessados na discussão multidisciplinar relacionada ao papel do automóvel na conformação do ambiente e das práticas urbanas; além dos interessados em tecnologia digital e seu papel na reconfiguração do ambiente urbano contemporâneo; dos ciclistas e ativistas do transporte à tração humana; e por fim os designers e engenheiros do universo automobilístico.

A proposta é compreender as possibilidades tecnológicas de um veículo verdadeiramente individual, desde no repensar de sua estrutura portante, passando pelas tecnologias de tração, e envolvendo o controle e interação digital, passando a compreender o automóvel definitivamente como parte da computação ubíqua.

Além disso, parte integral deste projeto é a possibilidade de “Outra Urbanidade” que não seja tão afogada, em todos os sentidos, pelo dito “rodoviarismo”: quais são as modalidades de espaço público que podem ser resgatadas e/ou criadas a partir desse “desafogar”? Nossa proposta envolve o veículo individual pois essa modalidade de locomoção urbana é, para bem ou para mal, vinculada às práticas terceirizadas e quarteizadas do ambiente urbano contemporâneo.

Clique aqui para saber mais.

Pocket Car!

Leave a Reply