ReloadCSS

Caio Adorno Vassão.

Arquiteto e Urbanista.

Sou graduado e doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Pesquiso Arquitetura Móvel, Arte Contemporânea, Design de Interação e de Interfaces.

Um de meus temas de pesquisa mais recorrentes é o diálogo entre as novas tecnologias e a conformação do ambiente urbano contemporâneo. Como parte deste estudo, pesquiso metodologias de projeto para a computação ubíqua.

Recentemente, trabalhei na atualização e ampliação do Metadesign e propus a abordagem

de projeto que denominei “Arquitetura Livre” que, dentre outras coisas, pode ser considerada uma generalização da abordagem do Software Livre para outras áreas de criação e proposta, como o Design Industrial, o Design de Interfaces, a Arquitetura, a Arquitetura de Alta-Tecnologia, a Arquitetura Móvel e Flexível, o Urbanismo, assim como promove o abandono da distinção entre projeto de sistemas informacionais e o projeto tradicional (vivemos na cidade…).

Como arquiteto e designer, atuei em projeto urbano e de edificações, ilustração técnica e didática, arquitetura da informação e design de informação.

Sou Professor da Faculdade de Artes Plásticas da FAAP. E fui Professor e Pesquisador do Centro Universitário Senac.

Neste site, encontram-se diversas seções que expõem minha produção filosófica, projetual e artística.

Em blog, exponho assuntos mais correntes e comentários menos compromissados.

Em artigos, está listada e disponibilizada a maioria dos artigos que produzi nos últimos dez anos.

Em projetos, exponho os projetos ‘in progress’, que vêm sendo desenvolvidos a mais tempo e terão continuidade.

Em portfolio, exponho trabalhos relacionados às artes gráficas, artes plásticas, instalações, e arte interativa que desenvolvi individualmente ou em grupos ao longo dos anos.

Em expo, apresento a produção mais recente, assim como exposições e palestras.

Em breve planejo disponibilizar uma série de trabalhos gráficos disponíveis para compra. Estes aparecerão na seção expo.

Contato.

Todas imagens, textos e comentários © Caio Adorno Vassão.

Todas as imagens e textos foram produzidos por Caio Vassão entre 1994 e 2012. Salvo quando notificado.

1026

Urbanidade Distribuída.

Um processo bastante consolidado é o da emergência da forma literária do hipertexto. Proposta por Ted Nelson, a partir de conceitos de Vannevar Bush, JCR Licklider, e gradualmente implementada por Douglas Engelbart, Alan Kay, Bill Atkinson e Tim Berners-Lee (e múltiplas equipes coordenadas por essas pessoas…), o hipertexto se converteu na forma literária, e midiática, dominante no mundo contemporâneo — superando a forma predominante anterior, o livro impresso — que tinha superado a forma anterior, o livro caligráfico, em pergaminhos.

Não estamos obervando a mesma mutação do ambiente urbano?: da cidade murada ancestral — que manifesta a idéia de cidade enquanto um processo localizado — passando pela cidade-região contemporânea, que se sustenta já em um processo não-local: as instituições modernas e da indústria — e emerge a cidade distribuída, uma rede de relações, talvez expressa pela “Cidade Nua” de Guy Debord, uma cidade psicogeográfica, dotada de inúmeras redes sócio-técnicas sobrepostas.

(Acima: Cidade de Český Krumlov, Boemia, São Paulo, do avião, Naked City de Debord.)