No evento II SICAM, ocorrido em 2016, eu publiquei um artigo elaborando o conceito de “Ecossistema” como um objeto de conhecimento e ação prática, articulando ele ao Metadesign e como o campo próprio da colaboração.

O Ecossistema é um objeto de conhecimento em crescente uso fora do contexto das ciências biológicas, da sustentabilidade, e da gestão ambiental. Esse uso não é, como pode-se crer, alheio e independente de sua origem na Ecologia, mas sim dialoga com ela e, a rigor, pode ser considerado uma extensão justificada do conceito para abarcar uma Ecossistêmica que não distingue entre “sistemas naturais” e “sistemas artificiais”. Propõe-se o “Metadesign” como uma abordagem eficaz para lidar-se com a demanda pela construção coletiva em grande escala sócio-cultural de significados adequados para o projeto, gestão, interferência e desenvolvimento de Ecossistemas. Detalha-se os métodos do Metadesign segundo autores recentes, e indica-se aplicações para o seu uso na composição de Ecossistemas. Há um processo de espelhamento entre humanidade e ambiente, que se expressa na própria elaboração do objeto de conhecimento “Ecossistema”, o qual é necessariamente humano (artificial) e não-humano (artificial).

Link para o PDF.

Uma Abordagem para o Entendimento do “Ecossistema” como Objeto de Conhecimento e Ação Prática: o uso do “Metadesign” como ferramenta para uma pragmática ecológica.