Um(a) prefeito(a)…

Fala-se muito de “quem” deve receber nossos votos. Será que o “quem” importa muito? Ou será que o “grupo” (partido) do qual vem o “quem” (candidato(a) em si) seria mais importante?

O cubo abaixo contém 27 milhões de pequenos cubos. Aproximadamente a população da Região Metropolitana de São Paulo.

O pequenino cubo vermelho no vértice frontal seria apenas uma das 27 milhões de pessoas. Quem sabe, o(a) prefeito(a) do Município de São Paulo…?

O cubo sobre o qual esse cubo vermelho está apoiado contém mil cubos. O tamanho aproximado de uma equipe de apoio (assessores, secretários, consultores, etc.) que acompanha o(a) prefeito(a) à prefeitura. Como todos sabem, mas esquecem, o(a) prefeito(a) não governa sozinho(a). Como seria possível governar sozinho(a) 27 milhões (RMSP) ou mesmo 14 milhões (município) de pessoas?

O cubo total de 27 milhões contém, obviamente, 27 mil desses cubos de mil pessoas…

Não seria bom lembrarmos que a origem de um(a) candidato(a) (ou seja, sua filiação partidária) conta muito mais que sua personalidade, carisma (ou ausência dele), “dinamismo”, “vontade de trabalhar”, “experiência pessoal”… A equipe que entra na prefeitura com ele(a) acaba contando bastante mais: direciona sua leitura da situação, aponta soluções e articula seu agenciamento político.

Você ainda vota de acordo com a cara do(a) candidato(a)? Ou você vota pensando na capacidade da comunidade (partido) que dá suporte ao(à) futuro(a) prefeito(a)?

Eleições…

Leave a Reply